top of page

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

O que é?

De modo geral, uma residência artística em dança é pensada e preparada para apoiar e incentivar dançarinos e outros profissionais da dança em suas práticas artísticas e/ou pedagógicas. É também um espaço que oferece recursos para que seus participantes possam desenvolver e aprofundar projetos criativos, pesquisas, experimentações e metodologias.

 

Para quem?

A residência artística do Encontro, por sua vez, tem por objetivo acolher artistas e educadores que atuam (ou pretendem atuar) com danças a dois, interessados no desenvolvimento artístico-teórico dentro de abordagens contemporâneas das danças de salão e na criação de uma performance de dança.

personagem_site_06.png

Por que realizar uma Residência Artística no Encontro?

Sabemos o quão importante é ter um espaço seguro para discutir ideias e abordagens que desviam dos estereótipos de gênero, raça e classe perpetuados ainda pela nossa sociedade e também pelos meios conservadores de produção em dança de salão. A residência artística é uma chance única de fortalecer redes, potencializar corpos e ecoar vozes daquelas e daqueles que visam práticas mais plurais, inclusivas e críticas para as danças a dois.  

 

Reunir um grupo forte, com pessoas de diferentes origens e territórios dançantes, que já estão organizando e promovendo novas formas de pensar e dançar em parceria, é um sonho. Essa oportunidade facilita a troca de conhecimentos e experiências, enriquecendo o trabalho de todos os participantes, fazendo valer as premissas da existência do nosso próprio evento.

bola-de-cristal.png

“Futuros Possíveis” é a temática da nossa residência.

A proposta é usar o presente (o tempo de estadia juntes) para riscar futuros onde a gente possa habitar, criar, fruir e celebrar a vida-dança, sem precisar apagar ou deixar pra trás nossas identidades. Tanto a Dança de Salão, quanto a sociedade como um todo, têm urgência de futuros (e presentes) que assegurem, de verdade, a pluralidade de corpos e expressões existentes. Desse modo, por meio de oficinas, rodas de conversa e convivência entre professores-orientadores, artistas convidados e participantes, a residência tem o intuito de estimular o “reflorestamento do imaginário” (NÚÑEZ, Geni) coletivo das danças a dois, a partir da reflexão do nosso passado, memórias e culturas.  

 

Sob coordenação curatorial de Carlos Araújo e Fernanda Conde, co fundadores e diretores artísticos da Dois Rumos Cia de Dança, em parceria com a Grão Cia de Dança, representada pelos artistas Lidiani Emmerich e Gabriel Ferreira, a residência artística do Encontro também tem como foco apresentar caminhos cênicos para pensar e elaborar performances, espetáculos, intervenções, improvisos e/ou coreografias que, embora bebam de conceitos e repertórios das danças de salão, não se limitam aos seus moldes convencionais e fechados (estruturados pelo patriarcado, por exemplo). Então, como fechamento da proposta, teremos o compartilhamento de pelo menos um dos processos criativos vivenciados na Residência Artística ao público geral, que será realizado em um baile no último dia das atividades.

Entenda como a Residência do Encontro vai funcionar:

Requisitos:

  • Ser maior de 18 anos.

  • Possuir experiência (de preferência profissional) em danças a dois ou em áreas correlatas.

  • Ter disponibilidade integral para o cronograma.

  • Preencher e enviar corretamente o formulário de inscrição.

Cronograma Previsto (sujeito a adequações de horários):

  • 09/10 (Quarta):  Recepção de boas-vindas: das 19h às 21h.  

  • 10/10 (Quinta):  Atividades práticas/teóricas: das 10h às 13h e das 15h às 19h.  

  • 11/10 (Sexta):  Atividades práticas/teóricas: das 10h às 13h e das 15h às 19h.  

  • 12/10 (Sábado):  Atividades práticas/teóricas: das 10h às 13h e das 15h às 19h.  

  • 13/10 (Domingo):  Atividades práticas/teóricas: das 10h às 13h Baile Encerramento: das 16h às 21h.

Onde serão os encontros:

Presencialmente em São Paulo/SP.
*Equipamentos culturais e espaços a definir.

Vagas e Bolsa-Auxílio:

20 vagas serão disponibilizadas e os residentes selecionados contarão com uma bolsa-auxílio de R$400,00. O valor será pago após realização da residência aos participantes com no mínimo 85% de presença nas atividades.

Alimentação:

Será disponibilizado apenas café da manhã e almoço no local da residência ou em restaurantes
próximos para todos os participantes.

Alojamento:

Não haverá.

Apresentação de Resultados:

Geralmente ao final de residências, é comum que os artistas apresentem o resultado de seu trabalho em uma mostra pública, que pode ser uma performance, uma exibição ou outra forma de compartilhamento do processo criativo.
A nossa partilha será no
Baile do Encontro do dia 13/10/24!

Ambiente Colaborativo:

A ideia é que estejamos sempre em troca e cooperação, sejam nos preparos de aulas e palestras, ou até mesmo nos cuidados do espaço, como limpeza, alimentação e engajamento com a comunidade.

Certificado:

Haverá certificado de participação somente aos participantes que obtiverem presença mínima de 85% da carga horária total da residência.

Inscrições:

Prazo: 15/08 a 31/08/2024.

Acesse o formulário no botão abaixo e inscreva-se:

Seleção:

Com o intuito de formar um grupo que acolha a diversidade, a curadoria levará em conta gênero, raça, classe, território, informações contidas na carta de intenção e tempo de atuação profissional das pessoas inscritas, na distribuição das vagas.

 

A divulgação das/os/es selecionadas/os/es será realizada a partir de 05/09/2024.

Ficou alguma dúvida?

Envie um e-mail para: encontrocontemporaneods@gmail.com

Vamos recordar?

Em 2020, durante a pandemia e no formato online, aconteceu a 1ª Residência Artística do Encontro e como resultado dos trabalhos os participantes criaram a videodança “Intimidade”, confira:

bottom of page